04 junho 2010

Troi_A/Cressid_lo

A lenda de Tróia foi uma das mais populares de todos os contos clássicos que circularam na Inglaterra isabelina; matéria de Homero e Virgílio. Muitos ancestralistas consideravam até Londres a Nova Tróia «Troy_Novaunt», fundada pela linhagem dos refugiados da cidade derrotada. Contudo, em T&C Shakespeare aposta em subverter deliberadamente a lenda. É uma peça em que as crenças ortodoxas na coragem troian e na bravura grega são invertidas, revelando uma realidade dura, brutal e hipócrita subjacente às acções de ambos os lados. Os únicos valores são os que o tempo e a moda vendem: vender é aqui a palavra justa.

Peter Ackroyd in “Shakespeare-A Biografia”; tradução de Telma Costa pela Teorema, 2008; pp 375.
Neste mundo não há lugar para o amor. Ele está envenenado desde o princípio. A estes amantes de guerra foi concedida apenas uma noite. E estragaram-lhes essa única noite. Privaram-na de qualquer poesia. Macularam-na. Créssida não dava pela guerra, mas a guerra surpreende-a ao amanhecer, depois da primeira noite com Troilo. [...] Há nesta tragicomédia dois grandes papéis de bobo: o adocicado Pândaro, em Tróia, e o amargo Térsito, no campo dos gregos. Só o amargo bobo Térsito está isento de toda a ilusão.
Nas tragédias, os heróis morrem, mas a ordem ética é salva. A sua morte confirma a existência do absoluto. Nesta peça surpreendente, Troilo não morre, nem mata a infiel Créssida. Não há catarse. Mesmo a morte de Heitor não é totalmente trágica. O grotesco é mais cruel do que a tragédia. Térsito tem razão.

Jan Kott in “Shakespeare, nosso contemporâneo” (1961); tradução de António Pescada para o Boletim Informativo do Teatro Municipal de Almada.
Escrita logo a seguir a Hamlet, T&C aprofunda o lado negro da sociedade e é considerada hoje uma obra-prima. Mas atenção: T&C não é um divertimento. É uma comédia. Uma das «problem plays» juntamente com Medida por Medida e Bem está o que Bem Acaba. É uma «black comedy» que faz certamente rir mas revela o que de mais cínico e sarcástico existe na natureza humana.

Mário Barradas (Linhas dramatúrgicas a desenvolver na encenação para o mesmo teatro - Notas inéditas a 19/11/2009)

Ontem e Amanhã, entre o cumprimento dos vizinhos e da médica que me acolheu. (Bolas, já não cheguei a tempo de colocar o lixo...)

Sem comentários: