25 abril 2010

Neigh_Bour Wood's

Da proximidade de todas as gentes, umas sobre as outras, perpendiculando os trilhos... dado o acumular dos registos, não se conseguem finalizar os processos sem a autonomia desejada (mas não dada), a sobrecarga tecnológica nin_cessária, o desencontro das metodologias interiorizadas, o desrespeito das e pelas chefias, a emergência de um projecto globalizante para finalizar esta estadia. E assim, com pouco dormir e muito ecrã a rolar nos olhos, cumpre-se a promessa, passa-se o recibo, a_percebe-se o columbano, traz-se um ramo de abeto podado e pedido nas vivendas das olaias, afixam-se os cursos da casa/mãe, a senhora do andar de baixo convida-me a tomar café e entro na cadeia de favores com o senhor da oficina , pagando-lhe o dele, divulgando a disponibilidade pela vizinhança nesta babel.
E acelera-se a partida, com loiça lavada, conduz-se estremunhado com os óculos escuros  que velam a incandescência do minho até cruzar a neblina que se levanta do rio com o novo dia. A beira pelo litoral é longa - delta do vouga, mondego, pranto e lis ondulantes por veredas de verdes pinhos. Deixo o veículo à porta de chegada, sob bom abrigo e desço pela boca do metro que me devolve ao parque, aos livros vazios, na busca pública da colecção histórica até à terra da utopia (já em casa). Atravesso a república pelos céus cinzentos que se completam num sábado solitário: descafeinado, montras de flores, paragem no sinal vermelho da miguel bombarda (the entrance of campo pequeno? Right there!) e atinjo o ponto de saída. Metade de metade da carruagem é ocupada por uma grande família romi e os restantes passageiros torcem os narizes e as consciências (mas não muito): a naturalidade dos sorrisos, a cumplicidade das línguas, a nossa animalidade perdida, ali, inocente pela solidariedade do clã. A senhora de trás interpela o rapaz sobre a realidade das nações e gerações que hoje se cruzam (grand-child skate boarder, first time here, marriage and afection, dictature and democracy, live of world internacional founds, voluntarism, information, connecting and meeting people) - crítica, lúcida, generosa, justa.
Última estação até ao quiosque em frente à nortenha e desgaste sentido em acumulado de tanto jogo de vidas. É a família que cresce sofrida, depois de diminuição abrupta, que descansa por uma noite para se recompor. De volta, percorre a superfície calma da planície entre explosões roxas, brancas e amarelas, vendo os corais rochosos no alto dos outeiros, salientes no mar verde de trigo fresco. E o barco atrasa a partida pelo feriado revolucionário e aproveita para visitar o lar da outra margem. Finalmente sai da aldeia galega por entre os istmos do tejo, dentro do chiado. Ao longe, a cidade na linha de água... piramidando a construção desta sociedade nova, a caminho dos céus.

Sem comentários: