08 agosto 2008

Realidade_Radical

"A minha obra é um caso executivo da mesma doutrina. A minha obra é, em essência e presença, circunstancial. Com isto quero dizer que o é deliberadamente, porque sem deliberação, e ainda contra todo o propósito contrário, é claro que nunca o homem fez nenhuma coisa no mundo que não fosse circunstancial."
Ortega y Gasset, 1932 in Obras Completas



A observação e reflexão deliberada daquilo que o homem faz e do que faz com os outros, ou seja, os costumes que não são mais que respostas anquilosadas do homem a problemas concretos, cuja experiência será útil a outros contemporâneos e sucessores que as receberão em forma de práticas sociais, constituem o novo campo deoperações, a vida social, a vida individual: a realidade radical, porque nela radicarão os restantes problemas, inclusive os mais importantes, que não serão subplantados, mas deslocados; não perderam a importância, mas o local que tinham ocupado. Os velhos objectivos da filosofia não mudam, mas são vistos de outra perspectiva. É isto que quer dizer a interrogação de 1914 que tantas suspeitas e temores levanta: "´Quando nos abriremos à convicção de que o ser definitivo do mundo não é matéria nem alma, não é coisa alguma determinada, mas sim uma perspectiva?"

Esta mudança, que significa aceitar o inexorável, ou seja, a realidade que é a vida humana na qual radicam o eu pensante solitário, o espírito, o ser, o ente, a substância... configura uma razão vital como método e órgão de apreensão das conexões dessa realidade, conexões essas que sempre existiram, mas que nunca foram pensadas deliberadamente, dado que esta tarefa foi até agora aplicada em campos estritamente fenomenológicos, empíricos ou em elaborações puramente teóricas, estádios anterior e posterior, respectivamente, do conhecimento ingénuo da realidade.

Francisco López Frías: Pensamento (décimo nono volume da colecção do Público - Grandes Pensadores - sobre o autor anterior)

- Começam a surgir as conexões que me impeliram para este meio de comunicação... mas, pelas circunstâncias da vida, agora aqui, numa nova realidade que me fará crescer noutros sentidos! - Ah, tenham cuidado com o que desejam, pode mesmo realizar-se!

Sem comentários: